quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Audiência Pública Mulheres com Deficiência e Violência-Acolhimento e Direitos Humanos.

Foto das(os) participantes sentados ao redor da mesa.
Foto:Vinicius Reis



Estamos na campanha dos 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres e o Grupo Inclusivass realizou na manhã de ontem a Audiência Pública Mulheres com Deficiência e Violência- Acolhimento e Direitos Humanos com apoio da Comissão de Cidadania dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa.
Vitória Bernardes integrante do grupo fez a abertura ao lado do Deputado Jeferson Fernandes presidente desta comissão, onde pontuou  que esta audiência se dá no momento em que o grupo tem conhecimento de casos de violência contra as mulheres com deficiência e  importância de terem resposta sobre as políticas de enfrentamento.
Os questionamentos apontados pelo grupo foram desde, a falta de articulação com a nova gestão da Procuradoria Especial da Mulher e a importância de darem continuidade ao relatório com recomendações feitas pelo grupo após uma audiência pública ser realizado no ano de 2015, mas também o total descaso de descumprimento da lei pela Delegacia da Mulher que mesmo depois de um inquérito civil ser instaurado e após passar por 5 meses em reforma, foi reinaugurada sem estrutura de acessibilidade.
Para o grupo fica claro que a Rede de Enfrentamento do nosso estado deixa de lado as mulheres com deficiência que segundo Vitória sofrem com as desigualdade por serem mulheres e com deficiência e que a falta de credibilidade ao procurar a rede faz com que as mesmas não tenham um atendimento humanizado e com isso permanecem neste ciclo pela total negligência dos órgãos públicos.
Estavam presentes nesta audiência representantes do movimento de mulheres, movimento de pessoas com deficiência que denunciaram os desmontes a esta rede.
Os órgãos públicos presentes reconhecem que esta rede está longe de incluir as mulheres com deficiência e que a muito por se avançar.
O próximo passo que o grupo irá dar é participar de um grupo de trabalho com a Rede de Enfrentamento a Violência Contra as Mulheres que será monitorado pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos.