segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Vai ter formação feminista!

Sobre o curso

"Feminismo com quem tá chegando" é um curso de introdução ao feminismo, voltado para mulheres de todas as idades que estão conhecendo o feminismo, buscando conhecê-lo e dele participar. 

O curso tem formato semipresencial, com etapas pela internet (realizadas pela Universidade Livre Feminista) e encontro presenciais das participantes (promovidos pelo Grupo Inclusivass). 

Os encontros presenciais serão em Porto Alegre e para a realização das atividades, os coletivos contarão com o apoio pedagógico da Universidade Livre Feminista e de suas parcerias. A formação tem princípio pedagógico a educação popular feminista, que parte da experiência para promoção de conhecimentos teóricos e críticos.

Objetivos:

💗Potencializar os esforços dos movimentos de mulheres e feministas no sentido do seu fortalecimento organizativo (grupos, coletivos, fóruns, redes, articulações) para as lutas contra as desigualdades, injustiças, exclusões e explorações;

💗Debater os desafios atuais do feminismo como movimento auto-organizado de mulheres.

Metodologia geral: A maior parte do curso será desenvolvida pela internet, na Plataforma de Formação Feminista (Moodle) da Universidade Livre Feminista. Ele é formatado em trilhas temáticas que aglutinam um conjunto de questões, sendo disponibilizados materiais diversos para subsidiar as discussões e atividades online e/ou presenciais. Em cada trilha será realizado um "fórum de discussão" online, estimulando a reflexão coletiva sobre os temas. No plano local, cada trilha deverá conta com um encontro presencial para aprofundamento dos temas, que será acompanhado pelas educadores locais do Grupo Inclusivass.

Programa-base:

CHEGANÇA – EU E MEU ENCONTRO COM O FEMINISMO
Objetivos: As participantes e educadoras se apresentam, compartilham histórias pessoais e como "encontrou" o feminismo.

TRILHA 1 – FEMINISMO: PARA QUÊ E PARA QUEM?
Objetivos: Conhecer diversas visões das participantes sobre feminismo; introduzir e debater conceitos básicos do feminismo, partindo das experiências pessoais das participantes; estabelecer relações entre o feminismo e a vida cotidiana (privada e pública) das participantes.

TRILHA 2 – FEMINISMO E LUTA DAS MULHERES: um pouco de história
Objetivo: Dar e conhecer um pouco das história das lutas das mulheres e do feminismo; refletir sobre a importância de construir nossa própria história e pensamento feministas.

TRILHA 3 – GÊNERO, RAÇA E CLASSE: imbricações no/do cotidiano.
Objetivos: Refletir e debater sobre as imbricações entre gênero, raça e classe a partir das vivências e condições de vida das mulheres; refletir sobre como o patriarcado, o racismo e o capitalismo se "articulam" para dominar, oprimir e explorar as mulheres – em sua diversidade e diferenças.

TRILHA 4 – FEMINISMO COMO AUTO-ORGANIZAÇÃO DAS MULHERES
Objetivos: Refletir sobre o feminismo como movimento social e como expressão das mulheres como sujeito político coletivo; debater os desafios atuais do feminismo para a auto-organização das mulheres.

ENCONTROS PRESENCIAIS

Os encontros presenciais são parte essencial do curso para troca local de experiências e aprendizados. Serão quatro encontros em Porto Alegre, de quatro horas cada e em sábados alternados.


GARANTA A SUA INSCRIÇÃO CLIQUE AQUI 💪🙌

Audiodescição da imagem.

Cartaz do curso com ilustração em aquarela colorida com três mulheres nuas, uma ao lado da outra, com os braços direitos erguidos e punhos cerrados. Na testa, trazem uma marca vermelha com ponto preto.

A mulher da esquerda, tem cabelos curtos rosa encaracolados, os olhos estão fechados, as bochechas rosadas e a boca aberta como gritando uma palavra de ordem.

A do meio, tem cabelo azul, liso que desce abaixo dos ombros. Os olhos fechados e a boca também aberta, as bochechas rosadas. No lugar da mama esquerda, uma cicatriz.

A mulher da direita tem cabelo amarelo, curto e liso. Os olhos fechados e a boca aberta, as bochechas rosadas.

Do lado direito o texto: Curso Feminismo com quem tá chegando de janeiro a março de 2018.

Na parte inferior do cartaz a logomarca dos realizadores e apoiadores.